Cirurgia desvio de septo pelo SUS: Como fazer inscrição

Cirurgia desvio de septo pelo SUS: Se você sofre de desvio de septo, mas não tem condições para tratar esse problema, pode recorrer a Cirurgia gratuita SUS – Sistema Único de Saúde. Dessa forma, será possível tratar todos os sintomas causados por esse problema e melhorar sua qualidade de vida.

Inclusive, caso haja necessidade, o SUS fornecerá a cirurgia gratuitamente. Assim, você poderá resolver esse problema sem ter que pagar pelo procedimento. Entretanto, é importante lembrar que você deverá aguardar a fila de espera, pois as cirurgias gratuitas costumam demorar a ser realizadas.

Leia este texto e veja como fazer uma cirurgia de desvio de septo pelo SUS.

Como fazer cirurgia desvio de septo pelo SUS

Para fazer a cirurgia desvio de septo gratuita SUS, é preciso ir ao posto de saúde mais próximo da sua residência. Se você não estiver cadastrado nesse posto, faça o seu cadastro e obtenha o seu cartão do SUS e a carteirinha do local. Ambos podem ser feitos no próprio posto de saúde, também conhecido como Unidade Básica de Saúde (UBS).

A partir daí, basta marcar uma triagem com um dos enfermeiros e pedir uma consulta com um dos médicos daquele posto.

Ao longo da triagem, serão feitas diversas perguntas para você. Além disso, um enfermeiro te avaliará fisicamente e o encaminhará para um dos médicos da Unidade Básica de Saúde (UBS). Normalmente, a consulta não costuma ser feita no dia da triagem.

A data da consulta é marcada de acordo com a urgência em relação ao procedimento. Ademais, a consulta não será feita com um otorrinolaringologista, já que nenhuma UBS ou posto de saúde oferece essa especialidade.

Normalmente, as consultas são feitas com o clínico geral do posto e é para ele que você relatará o seu problema. Nesse dia, é muito importante detalhar ao máximo a sua situação, pois isso facilitará muito o diagnóstico inicial do médico.

A partir daí, sua situação será analisada pelo clínico geral e você será encaminhado para um otorrinolaringologista. Depois disso, você será colocado numa fila de espera e a sua prioridade na lista dependerá do seu nível de urgência para o procedimento.

  • Consulta Otorrinolaringologista

Ao entrar na lista de espera para a cirurgia, será preciso exercitar a paciência e aguardar a sua vez. O tempo de espera pode variar entre alguns dias e alguns meses, pois isso dependerá muito do número de pessoas na sua frente.

Quando chegar a sua vez, haverá um aviso por telefone informando o dia e o horário de sua consulta. Esse aviso acontecerá quando o número de pessoas na sua frente estiver reduzido na fila. Para evitar contratempos, fique com sua carteirinha do SUS próxima de você e não esqueça de atualizar os seus dados.

Ao consultar o otorrinolaringologista, a gravidade do seu desvio será avaliada e você saberá qual é o melhor modo de tratamento. É importante ressaltar que, nem sempre a cirurgia de septo gratuita SUS será a melhor solução.

Entretanto, se o médico afirmar que esse procedimento realmente é necessário, ele te passará mais informações sobre as regras necessárias para obter a cirurgia de septo gratuita SUS.

Quem pode fazer cirurgia desvio de septo pelo SUS?

Em suma, qualquer cidadão que passe pela triagem da UBS e, posteriormente, obtenha a aprovação do otorrinolaringologista pode fazer a cirurgia de desvio de septo pelo SUS. Ou seja, se o especialista da área realmente definir que a cirurgia de septo gratuita SUS deve ser feita, o direito do paciente estará garantido.

Contudo, é bom explicar que, a cirurgia de septo gratuita SUS não possui finalidade estética. Ou seja, esse procedimento só será aplicado se, de algum modo, o desvio de septo prejudicar a saúde do paciente. A razão para isso é simples: salvo em casos de problemas psicológicos, não é função do SUS deixar uma pessoa mais bonita ou menos feia.

Quanto tempo dura a cirurgia de desvio de septo?

Realizada sob anestesia geral ou local, a cirurgia de desvio de septo dura entre 60 e 90 minutos. Normalmente, o tempo de internação é curto e a pessoa terá alta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte à cirurgia.

Durante o procedimento, uma pequena incisão será feita na parte interna do nariz. A partir daí, haverá um descolamento entre a mucosa que está atrelada à cartilagem e o osso do septo. As partes com desvio serão removidas e haverá a recolocação da mucosa sobre o septo centrado.

Ademais, talvez seja colocado um splint nasal, molde que recoloca a mucosa nasal e o septo e costuma ser removido entre 7 e 10 dias após a operação. Para que não haja sangramento, normalmente são colocados tampões nasais no paciente.

Contudo, existe uma nova tendência onde o tampão nasal não é utilizado em operações que envolvem a videoendoscopia.

Como é feita a cirurgia de desvio de septo nasal?

Realizada sob anestesia geral ou local, a cirurgia plástica de septo dura aproximadamente de 60 a 90 minutos. Em geral, o tempo de internação é curto e a pessoa terá alta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte à cirurgia.

Ao longo do procedimento, será executada uma pequena incisão na parte interna do nariz. Em seguida, será feito um descolamento entre a mucosa que está ligada à cartilagem e o osso do septo. As partes com desvio serão removidas e haverá a recolocação da mucosa sobre o septo centrado.

Ademais, talvez haja a colocação de um splint nasal, molde que recoloca a mucosa nasal e o septo em seus devidos locais. Geralmente, esse objeto costuma ser removido entre 7 e 10 dias após a operação. Para que não ocorra nenhum sangramento, normalmente são colocados tampões nasais no paciente.

Entretanto, existe uma nova tendência onde o tampão nasal não é colocado em operações que envolvem a videoendoscopia.

Qual o valor da cirurgia de desvio de septo nasal?

Os preços de uma cirurgia plástica de septo nasal podem apresentar diversas variações. É preciso avaliar que tipo de cirurgia será feita, em qual clínica acontecerá o procedimento e em quanto tempo ele será concluído.

No geral, uma cirurgia de desvio de septo pode variar entre R$ 6 mil e R$ 13 mil. Para ter uma noção melhor, é preciso entrar nos sites de cada clínica ou hospital e verificar suas tabelas de preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *