Lipoaspiração pelo SUS inscrição

Se você busca fazer uma lipoaspiração pelo SUS ( Sistema Único de Saúde ), mas não sabe como fazer isso, este texto irá te ajudar. Antes de tudo, é preciso deixar claro que a rede pública oferece essa operação de forma gratuita. Dessa forma, se torna possível melhorar a vida de muitas pessoas.

Apesar de suas falhas, o SUS oferece vários procedimentos importantes para a população, tais como: transplantes de órgãos, doação de leite humano, quimioterapia, entre outras coisas. Inclusive, como foi explicado anteriormente, o SUS também oferece cirurgias como a lipoaspiração.

Contudo, esse procedimento só será oferecido se a finalidade for melhorar a saúde do paciente. Ou seja, se a causa da cirurgia for meramente estética, o SUS não arcará com os custos da operação. A seguir, leia este texto e veja como conseguir uma lipoaspiração pelo SUS.

Confira também: Cápsulas emagrecedoras – Top 5 melhores suplementos seca barriga

Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?

Como já foi explicado anteriormente, o SUS oferece diversos procedimentos gratuitos para as pessoas, incluindo cirurgias plásticas. Contudo, para que o paciente consiga fazer a operação na rede pública, ele terá que passar por algumas etapas.

O primeiro passo é agendar uma consulta com algum médico da rede pública. Para isso, é necessário ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar uma consulta com algum clínico geral.

Caso haja necessidade, a pessoa será encaminhada para a Secretaria de Saúde de seu município. Nesse local, o paciente será informado sobre os hospitais de sua região que oferecem a cirurgia plástica gratuita.

Essas operações podem ser feitas em hospitais escolas, hospitais universitários e até mesmo em alguma clínica privada. A definição do local varia de caso a caso.

Existem situações onde o SUS envia um assistente social até a casa do paciente e faz perguntas e checagens sobre sua real condição financeira. Dessa forma, a rede pública consegue saber se a pessoa realmente não pode pagar pela cirurgia.

Além disso, o médico do SUS também pode encaminhar o paciente para uma avaliação psicológica. Nessa consulta, o psicólogo verificará se o paciente tem condições emocionais para fazer a cirurgia e falará com ele sobre qualquer problema que poderá surgir durante o pós-operatório.

Vale lembrar que, o SUS não faz cirurgias cujo objetivo é meramente estético, pois a rede pública não tem obrigação de deixar alguém mais bonito. Para que o caso do paciente seja aprovado, é preciso que haja algum problema clínico que comprove a necessidade da cirurgia.

Quem pode fazer lipoaspiração pelo SUS?

Basicamente, qualquer pessoa que se encaixe nos pré-requisitos exigidos pelo SUS pode fazer uma lipoaspiração pelo SUS.

Para que o SUS aceite pagar pelo procedimento cirúrgico, é preciso que haja algum problema clínico que comprove a necessidade da operação.

Além disso, o paciente deve ser aprovado pelo assistente social e pelo psicólogo do SUS. Dessa forma, haverá a comprovação de que o paciente não possui nenhum trauma psicológico que impeça a cirurgia. Ademais, também haverá a comprovação de que o paciente realmente não tem condições financeiras de arcar com a operação.

Como foi dito anteriormente, a rede pública não faz procedimentos visando apenas a condição estética, isso também vale para a lipoaspiração pelo SUS. Ou seja, se não houver uma motivação clínica, o SUS não fará a cirurgia.

Quanto tempo demora a lipoaspiração pelo SUS?

O SUS oferece diversos procedimentos cirúrgicos, no entanto, o paciente precisa realizar todo o tratamento necessário antes da cirurgia. Como há realizações de exames, acompanhamento psicológico, além da lista de espera, para conseguir realizar a lipoaspiração pelo SUS, a espera é de no mínimo 6 meses.

Quanto tempo demora a cirurgia de lipoaspiração?

Normalmente, todos os procedimentos ligados a lipoaspiração, incluindo a internação, tendem a durar entre 12 e 24 horas. Se analisarmos apenas a cirurgia em si, a duração deve variar entre três e cinco horas, mais isso irá depender muito da região corporal que será tratada.

A lipoaspiração costuma ser iniciada com anestesia geral e peridural (quando a aplicação é feita na região da coluna vertebral). Depois disso, serão feitas pequenas incisões em locais de pouca visibilidade, o que permitirá que as cicatrizes sejam escondidas pelas roupas íntimas ou até mesmo de banho.

Vale lembrar que, existe um limite para a quantidade de gordura que pode ser retirada de uma determinada região do corpo. Essa porcentagem fica entre 5% e 7% e a gordura retirada pode ser transferida para outra região do corpo ou não.

Pós-operatório lipoaspiração

Durante o pós-operatório, talvez o médico recomende um tratamento feito à base de drenagem linfática. Inclusive, isso pode ser recomendado no primeiro dia após a operação. A drenagem linfática acelera a recuperação e, ao mesmo tempo, preserva os resultados que a cirurgia trouxe.

Sete dias após a cirurgia, é provável que o médico recomende exercícios físicos leves. Por sua vez, quando o pós-operatório completar 15 dias, talvez os exercícios físicos mais intensos já estejam liberados pelo médico. Outro ponto importante é que, o paciente não deve se expor ao sol até o desaparecimento dos hematomas da cirurgia.

Preço da lipoaspiração

O preço da lipoaspiração pode variar entre R$ 8 mil e R$ 20 mil. O valor total pode ser alterado pela especificidade da operação e pela técnica que será utilizada ao longo do procedimento, sem contar os tratamentos pós-operatório como cintas e drenagens.

Entretanto, é importante lembrar que, normalmente, o preço médio desse tipo de cirurgia é calculado por meio de pesquisas feitas nas principais clínicas desse tipo de procedimento. Dessa forma, os números mostrados anteriormente não devem ser tratados como um preço tabelado.

É importante deixar claro que, além do preço, outros pontos cruciais devem ser levados em consideração antes de uma lipoaspiração. É necessário averiguar o nível e a capacidade dos médicos da clínica, verificar se o local tem licença para oferecer esse tipo de procedimento, analisar se seu corpo está pronto para fazer a cirurgia, entre outras coisas.

É bom lembrar que, do mesmo modo que uma lipoaspiração pode melhorar a sua vida, se ela for mal executada, pode trazer diversas consequências, inclusive o seu óbito. Por isso, é necessário ter muito cuidado ao escolher esse tipo de operação.

7 comments

  1. Min chamo Eliana Santos de Jesus
    Gostaria muito de fazer uma cirurgia diminuir os seios e na barriga muita gordura tá acabando comigo situação triste
    Dar uma tristeza quando olho a minha barriga

    1. Olá, Eliana. A cirurgia de diminuição dos seios, caso o tamanho das mamas afetem a sua saúde e cause problema nas costas, pode ser feita pelo SUS. Agora, a abdominoplastia é um procedimento voltado a fins estéticos, então é mais difícil de conseguir, nesse caso, você pode tentar em hospitais universitários.

  2. sonho de fazer a minha abdominoplastia na barriga que depois dos filhos ficou orrivel.ja fiz cademia e não consegui perder essa barriga indesejada . Já fiz de tudo e não consegui perder a pochete . Já não sei mas o que fazer . vocês podem me ajudar não tenho valor total pra fazer mas tenho juntado dinheiro se tive algum médico que queria me ajudar

    1. Olá. Nesse caso, você pode entrar em contato com clínicas de cirurgia plástica e verificar as formas de pagamento. Em algumas, você consegue ir pagando por boleto, e quando concluir o pagamento, faz a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *