Cirurgia “orelha de abano” pelo SUS – Otoplastia Gratuita

Saiba quem pode fazer a cirurgia de “orelha de abano” pelo SUS de forma gratuita, aqui no Plástica Para Todos!

Se uma pessoa busca uma cirurgia “orelha de abano” (otoplastia), mas não tem como pagar pelo procedimento, ela pode pedir o auxílio do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio desse sistema, a rede pública auxilia mais de 100 milhões de pessoas com diversos serviços médicos.

No SUS, é possível encontrar doação de leite humano, tratamentos dentários, transplantes de órgãos, tratamento para câncer e até mesmo cirurgias plásticas.

Entretanto, é importante deixar claro que, se o objetivo da cirurgia for meramente estético, o SUS dificilmente aprovará o caso daquele paciente. Afinal de contas, não é função da rede pública lidar com esse tipo de coisa.

Em situações onde a plástica, seja ela qual for, visa apenas a estética, o SUS joga o paciente para o final de sua lista de espera. Com isso, talvez o paciente tenha que esperar mais de 10 anos para ser atendido. Em suma, recorrer ao SUS para procedimentos meramente estéticos não é a melhor opção.

Leia este texto e veja como conseguir uma cirurgia “orelha de abano” pelo SUS.

Como conseguir a cirurgia “orelha de abano” pelo SUS?

Para conseguir uma cirurgia “orelha de abano” otoplastia pelo SUS, é preciso ter muita paciência. Além da fila de espera do SUS ser muito longa, o que faz o paciente ficar muito tempo esperando pelo procedimento, existe todo um processo burocrático para entrar nessa lista.

Inclusive, em alguns casos, é preciso solicitar a gratuidade da cirurgia “orelha de abano” – otoplastia mais de uma vez, pois nem todos os casos são aprovados na primeira tentativa. A seguir, saiba como conseguir uma cirurgia “orelha de abano” pelo SUS:

  • Primeiramente, é preciso se deslocar até o posto de saúde mais próximo de sua casa e fazer a solicitação da otoplastia;
  • Depois disso, um clínico geral te avaliará e verá se você realmente precisa de uma cirurgia “orelha de abano”;
  • Se o médico comprovar a necessidade do procedimento, haverá o encaminhamento do seu caso para um cirurgião plástico. A partir daí, será preciso esperar alguns meses para que esse profissional te atenda;
  • No dia da consulta com o cirurgião, ele conversará com você e pedirá alguns exames. É muito importante explicar ao cirurgião todos os problemas psicológicos que o formato de sua orelha está te causando. Do contrário, o seu caso não será aprovado por ele;
  • Caso o cirurgião perceba que, realmente o formato de sua orelha está afetando o seu emocional, ele te encaminhará para a cirurgia. A partir daí, você entrará na fila de espera do SUS;
  • Contudo, antes de você finalmente entrar nessa longa lista, você terá que passar por uma avaliação psicológica. Nessa avaliação, o psicólogo analisará o seu estado emocional e verá se, psicologicamente falando, você está apto a passar por uma otoplastia;
  • Após todos os passos mostrados acima, finalmente você estará na fila de espera do SUS. A partir daí, é preciso esperar pelo agendamento da cirurgia, que pode demorar até 10 anos para acontecer.

Vale lembrar que, quando a cirurgia for agendada, você precisa estar disponível, pois o SUS não oferece possibilidades de reagendamento. Ou seja, se você perder aquela data, terá que refazer todo o processo mostrado anteriormente.

Quanto custa uma cirurgia plástica na orelha?

Primeiramente, é importante deixar claro que, não existem preços tabelados para as cirurgias plásticas, pois cada operação exige uma quantidade específica de profissionais, horas e procedimentos.

Por conta disso, para avaliar o preço médio de cada procedimento, são feitos estudos nas principais clínicas e hospitais de cada estado. Dessa forma, se torna mais simples ter uma base sobre os valores desses procedimentos. No caso específico da otoplastia, os valores ficam entre R$ 8 mil e R$ 12 mil.

Contudo, é importante lembrar que, além do preço, é preciso analisar outros fatores antes de fazer uma cirurgia. É preciso verificar o nível de confiabilidade do local escolhido e o nível de excelência de seus profissionais. Afinal de contas, uma cirurgia mal feita pode causar vários problemas, incluindo a morte do paciente.

Quanto tempo demora a otoplastia pelo SUS?

O tempo mínimo para conseguir uma otoplastia pelo SUS é de, pelo menos, 12 meses. Entretanto, esse é o melhor cenário possível. Como o SUS trata a cirurgia “orelha de abano” como um procedimento meramente estético, ele dará prioridade para outros tipos de cirurgia na fila de espera SUS, especialmente se a vida de alguém estiver em risco.

O resultado disso é uma espera que pode durar entre 5 e 10 anos para a otoplastia. Ou seja, o SUS não é a melhor opção para quem busca uma reparação meramente estética.

No entanto, talvez a rede pública leve o pedido em consideração se o formato das orelhas tiver causado algum problema psicológico no paciente. Nesse caso, é preciso explicar ao cirurgião do SUS quais foram esses problemas, pois isso fará o caso ser tratado de uma outra maneira.

Ainda assim, esse novo olhar sobre o paciente pode não ser suficiente para que o caso dele seja tratado como prioritário. No fim das contas, fazer qualquer cirurgia pelo SUS exige muita paciência e perseverança.

Como é feita a otoplastia?

Geralmente, o primeiro passo da otoplastia é a sedação com anestesia local, pois o procedimento é feito com o paciente sedado o tempo todo. Com uma duração de 60 minutos, essa operação deve ser feita em um ambiente hospitalar. O procedimento deve ser feito por meio de uma incisão atrás da orelha, sempre seguindo a dobra natural da pele.

Por meio dessa pequena incisão, o excesso de pele é retirado juntamente com o ligamento da cartilagem, pois isso deixa a orelha mais flexível. Em alguns casos, talvez seja preciso retirar uma parte da cartilagem para reduzir o tamanho da orelha.

Para finalizar a cirurgia, são feitos pontos de fixação, que costumam ser internos e absorvíveis. A função desses pontos é manter a nova anatomia da orelha e fechar o corte.

Após o fim da cirurgia plástica, o paciente permanecerá em observação durante um período de oito a doze horas. Vale lembrar que, é muito raro algum paciente reclamar de dores no pós-operatório da otoplastia. Portanto, se isso acontecer, é preciso avisar ao médico imediatamente, pois ele receitará um analgésico para resolver esse problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *