Cirurgia plástica gratuita inscrição SUS

Cirurgia plástica gratuita inscrição SUS: Confira quais os requisitos para solicitar cirurgia plástica pelo sistema de saúde e como se inscrever!

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vários serviços médicos para a população brasileira. Mais de 100 milhões de pessoas são beneficiadas pelo SUS em todo o Brasil. Esse sistema disponibiliza serviços como doação de leite humano, transplantes de órgãos, quimioterapia, entre outras coisas. Inclusive, ele oferece até mesmo cirurgias plásticas gratuitas.

Contudo, não é qualquer cirurgia plástica que o SUS aceita fazer. Por exemplo, se o foco do procedimento for simplesmente estético, dificilmente o SUS arcará com os custos da cirurgia. Contudo, se a cirurgia for para corrigir algum problema de saúde, a chance dela ser aceita é bem maior.

Leia este texto e veja como ganhar uma cirurgia plástica SUS.

Cirurgia plástica gratuita inscrição: Como fazer

cirurgia plástica gratuita

Existem várias etapas para realização de uma cirurgia plástica de graça SUS. O primeiro passo é fazer uma consulta médica em alguma unidade de saúde. A partir daí, o profissional avaliará o seu caso e dirá se você realmente precisa de um procedimento desse tipo ou não.

Se você realmente precisar da cirurgia plástica gratuita pelo SUS, o médico te mandará para Secretaria de Saúde do seu município. Ao chegar nesse local, você será informado sobre hospitais que realizam esse procedimento dentro da sua cidade. Talvez haja um encaminhamento para um hospital-escola, um hospital universitário ou até mesmo para alguma clínica particular. Isso varia muito de um caso para o outro.

Também existe a possibilidade de um assistente social visitar a sua casa e conversar diretamente com você. Esse profissional avaliará o seu caso e verá se você realmente não tem condições financeiras de pagar pela operação.

Ademais, você também será encaminhado a um psicólogo para ver se não há problemas emocionais que possam atrapalhar a cirurgia. Nessa avaliação, você será informado sobre todos os problemas que podem surgir no pós-operatório. Com isso, não haverá nenhuma surpresa após o fim da cirurgia.

Cirurgia plástica gratuita inscrição SUS

cirurgia plástica gratuita

Como foi explicado anteriormente, quem realmente precisa de uma cirurgia plástica gratuita inscrição SUS, desde que não tenha condições de pagar por isso, poderá fazê-la pelo SUS. Para obter a cirurgia dessa forma, é necessário obedecer às seguintes instruções:

  • O primeiro passo é marcar uma consulta em alguma unidade de saúde e fazer uma avaliação médica para saber se a cirurgia realmente é necessária;
  • Caso seu diagnóstico realmente aponte a necessidade de uma cirurgia plástica, será necessário procurar a Secretaria de Saúde do seu município. Nesse local, você será informado sobre os hospitais e clínicas que disponibilizam esse procedimento. Nem sempre haverá oportunidades na sua região, contudo, sempre haverá um redirecionamento para o local mais próximo da sua cidade;
  • Além disso, talvez algum assistente social visite a sua casa e verifique se você realmente não tem poder financeiro para quitar a cirurgia;
  • O próximo passo é a avaliação psicológica. Nessa avaliação, será analisada a sua condição emocional para fazer a cirurgia. Também serão informados os problemas que podem acontecer durante o pós-operatório;
  • Depois de todos os passos mostrados acima, a única coisa que pode ser feita é aguardar uma resposta. É bom ressaltar que, uma plástica vinda do SUS pode demorar bastante, pois a fila de espera para esse procedimento é bem extensa.

Apesar de todo o tempo de espera, se você tiver paciência e condições para esperar, o seu tratamento gratuito estará garantido. Após o fim de todos os procedimentos, você terá mais qualidade de vida e aumentará muito sua autoestima.

Quais as cirurgias plásticas realizadas pelo SUS?

Para conhecer as cirurgias plásticas realizadas pelo SUS, veja a lista abaixo:

Fenda Palatina

Essa cirurgia é para quem possui o problema que gera deformidades na região do nariz e dos lábios.

Lábio Leporino

Esse procedimento é um dos mais comuns que o SUS oferece. Em suma, ele reconstrói o local afetado por um problema genético que pode atingir desde os dentes até a gengiva.

Otoplastia

Essa cirurgia tem como objetivo fazer reparos nas orelhas. Normalmente, são priorizados os casos em que as orelhas são muito afastadas e, por conta disso, fizeram a pessoa desenvolver diversos traumas psicológicos.

Gigantomastia

Esse procedimento é feito em situações onde o paciente possui mamas bem maiores do que os tamanhos padrões.

Ginecomastia SUS

Mais voltado para os homens, esse procedimento visa consertar as mamas que têm um volume muito acima do normal.

Reconstrução dos seios SUS

Outra cirurgia muito requisitada pelo SUS é a de reconstrução dos seios, também conhecida como implante de silicone. Essa cirurgia é feita para as mulheres que perderam o seio total ou parcialmente devido ao câncer de mama.

Abdominoplastia SUS

Normalmente, esse procedimento se torna necessário após a gastroplastia. De modo simples, essa cirurgia visa remover o excesso de pele abdominal.

Lesões oriundas de violência doméstica

A quantidade de casos de violência doméstica é muito preocupante, pois, infelizmente, uma mulher é agredida a cada 5 minutos em nosso país. Por conta disso, o SUS tenta ajudar essas vítimas de agressão minimizando os efeitos estéticos dos abusos. Para esses casos, o SUS oferece cirurgias de reconstrução e reparação, além de tratamento de queimaduras e outros procedimentos.

Reparação de Lipodistrofia para portadores de HIV

Muitos portadores de HIV costumam ter fases de redução ou de acúmulo excessivo de gordura, sempre em níveis anormais. A reparação da Lipodistrofia tenta amenizar esse problema ao máximo.

Reparos em queimaduras

Esse procedimento é para os pacientes que foram vítimas de queimaduras.

Rinoplastia SUS

Ao contrário da rinoplastia das clínicas, que, em muitos casos, almeja apenas deixar o nariz do paciente mais bonito, a rinoplastia do SUS trata deformidades, traumas e desvio de septo. Em suma, o objetivo da cirurgia do SUS é simplesmente consertar algum problema e não melhorar a aparência de alguém.

Quem pode fazer cirurgia plástica pelo SUS?

Basicamente, qualquer cidadão que seja aprovado pela análise do SUS pode fazer uma cirurgia plástica gratuita. Ou seja, se o médico e o assistente social definirem que o paciente realmente precisa do SUS para fazer a cirurgia, ele terá o seu direito garantido.

Contudo, como foi explicado anteriormente, as cirurgias plásticas do SUS não possuem finalidade estética. Ou seja, elas só serão aplicadas se você realmente se encaixar em alguma das necessidades já citadas neste texto, como reconstrução dos seios, lesões por violência doméstica, entre outras coisas.

15 comments

  1. Boa noite! Me Adollyane Estou na fila do sisreg desde 2019 para abdominoplastia, perionoplastia e até o dia de hoje nao fui chamada para consulta. E quando fui olhar no susto estava como negada a minha abdominoplastia se nem a consulta me chamaram. É direito de todos de fazer uma cirurgia mais infelizmente não é assim que funciona o sistema único de saúde apenas tem somente que é direito do cidadão mais na hora de colocar em prática o que a população tem direito só apenas está no papel uma turma demagogo.

    1. Olá, Adollyane. É uma pena, mas pelos critérios do SUS cirurgia plástica que não esteja associado a problemas de saúde (acidentes, queimaduras, câncer de mama, transtornos alimentares e doenças psicológicas), normalmente são negados. Se cancelaram sem uma consulta, o ideal é que procure por uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo a sua residência para obter mais informações e tentar remarcar.

    1. Olá, Rafaela. Você pode conseguir realizar esse procedimento em hospitais universitários, mas as chances são bem concorridas, pois, os hospitais optam por atender pacientes em que a autoestima está afetando o psicológico, qualidade de vida e convívio em sociedade.

      1. Tenho bunda tipo tábua tenho 47 anos tenho complexo com isso ,não me olho no espelho de costa pq me acho horrível totalmente deprimida,meu sonho e botar silicone no bumbum tem como conseguir pelo SUS?

        1. Olá, Andreiza. As cirurgias plásticas realizadas pelo SUS são somente para correção, ou seja, para fins estéticos não está disponível. Porém, há parcerias que você pode pesquisar em hospitais universitários, talvez, aceitem seu caso.

  2. Boa tarde,tudo bem?eu tenho dificuldade em perder peso, naquela fase da menopausa,,tenho pochet e barriga uma situação muito complicada para meu alto estima

  3. Gostaria muito de me voluntária para fazer uma abinoplasti não tenho como a pagar sou amputada da perna esquerda e morro de vergonha da minha barriga não saio nem de casa por causa da minha barriga tenho uma distasi poriso minha barriga não diminui

    1. Olá, Angelita. As cirurgias plásticas realizadas pelo SUS são somente para correção, ou seja, para fins estéticos não está disponível. Porém, há parcerias que você pode pesquisar em hospitais universitários, talvez, aceitem seu caso.

  4. Eu tiver tes gravidez e agora tenho muita pele eu gostaria de fazer esta cirurgia por que já predi meu marido eu me sinto um lixo

    1. Olá, Marta. As cirurgias plásticas realizadas pelo SUS são somente para correção, ou seja, para fins estéticos não está disponível. Porém, há parcerias que você pode pesquisar em hospitais universitários, talvez, aceitem seu caso.

      Seria importante tentar passar com psicólogo (há disponíveis em UBS e alguns centros de saúde). Tenha em mente que você não é um “lixo” pela sua aparência, o que importa é o seu valor como pessoa, como mãe. Se a pessoa que dizia te amar, te abandonou por uma barriga que passou pelos partos e conta sua história, deixe que vá embora, essa pessoa não é digna do seu amor.

    1. Olá, Ruteneia. As cirurgias plásticas realizadas pelo SUS são somente para correção, ou seja, para fins estéticos não está disponível. Porém, há parcerias que você pode pesquisar em hospitais universitários, talvez, aceitem seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *