Cirurgia de catarata pelo SUS: Como se inscrever

Se você precisa de uma cirurgia de catarata, mas não pode pagar pelo procedimento, é possível recorrer a cirurgia de catarata pelo SUS – Sistema Único de Saúde e conseguir realizar o procedimento de forma gratuita.

Contudo, é preciso passar por uma avaliação médica, verificar o grau de necessidade em relação ao procedimento e ficar um longo tempo na lista de espera. Leia este texto e saiba como conseguir uma cirurgia de catarata pelo SUS.

Cirurgia de catarata pelo SUS

Por ser uma doença que prejudica muito a visão e não tem processos de prevenção, a cirurgia de catarata pode ser feita no SUS gratuitamente. Assim, o paciente não terá que se preocupar com os custos da operação.

Para solicitar esse procedimento e conseguir a cirurgia de catarata pelo SUS, a pessoa deve procurar alguma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar uma consulta médica. Quando for marcar a consulta, é muito importante que a pessoa leve o seu cartão do SUS.

Normalmente, o profissional designado para avaliar um possível caso de catarata é o oftalmologista. No entanto, para fazer o procedimento pelo SUS, é preciso ser avaliado por um clínico geral e, somente depois disso, receber um encaminhamento para o especialista.

Durante a consulta, o paciente terá que apresentar seus sintomas e deixar claro que precisa fazer a cirurgia. A partir daí, o médico analisará o problema do paciente e pedirá alguns exames. Depois disso, haverá um encaminhamento para lista de espera do SUS.

É bom lembrar que, apenas os pacientes que forem aprovados pelo oftalmologista do SUS poderão entrar na lista de espera e fazer a cirurgia.

Prazo da lista de espera cirurgia SUS

Infelizmente, como existe uma quantidade enorme de pedidos para a cirurgia pelo SUS, a lista de espera se tornou muito longa. Além disso, com a chegada da pandemia do covid-19, vários serviços foram paralisados em 2020, incluindo as cirurgias do SUS.

Por conta disso, o tempo para ser chamado na lista de espera se tornou ainda maior. Ou seja, para conseguir a cirurgia de catarata pelo SUS, é preciso ter muita paciência.

Se a situação do paciente com catarata for muito grave, ele terá que buscar a justiça para agilizar o seu procedimento. Contudo, isso não é garantia de que o paciente será chamado mais rápido, pois os tribunais brasileiros possuem um grande número de processos parados e isso causa uma enorme demora em seus serviços.

Como funciona a cirurgia de catarata?

Não é preciso ser internado para fazer esse procedimento, pois é possível concretizá-lo em centros especializados. Essa cirurgia é simples, porém, como em qualquer tipo de procedimento cirúrgico, o risco de complicações sempre irá existir.

Por conta disso, é necessário ter muita atenção com o profissional escolhido para a cirurgia. Ademais, é preciso verificar se os procedimentos realmente serão feitos de forma segura. Nesse caso, o paciente deve “caçar” um especialista que realmente tenha competência para fazer o trabalho.

A duração desse procedimento cirúrgico pode variar de um ser humano para o outro. Entretanto, o tempo médio costuma ser de 20 minutos e o paciente é liberado assim que tudo é concluído.

Em boa parte das vezes, a cirurgia de catarata é feita apenas com sedação leve acrescentada de colírio, a não ser que haja alguma restrição médica que exija outro tipo de anestesia.

Como é realizada a cirurgia de catarata pelo SUS?

O procedimento da catarata é feito por meio de facoemulsificação e laser. Primeiramente, as incisões no olho são feitas com o laser e, em seguida, a facoemulsificação virá para remover a catarata.

O laser fará todas as incisões necessárias e, após uma ruptura se abrir, haverá a inserção de uma espécie de cânula no olho do paciente. A partir dessa cânula, haverá uma conexão com o equipamento que fará a diluição da catarata.

Após a retirada da catarata, haverá a incisão de uma lente intraocular. O tipo de lente que será colocado irá variar de um ser humano para o outro. A seguir, veja os tipos de lentes que podem ser utilizados numa cirurgia de catarata:

  • Lente intraocular monofocaltórica;
  • Lente intraocular multifocal não-tórica;
  • Lente intraocular multifocal acomodativa;
  • Lente intraocular multifocal tórica;
  • Lente intraocular monofocal não-tórica.

Ao longo do procedimento da cirurgia de catarata pelo SUS, a pessoa ficará deitada e o médico utilizará um microscópio para ver melhor o que está sendo feito.

Após a conclusão da cirurgia, o paciente utilizará um curativo na região que foi operada. Normalmente, essa bandagem é feita com gaze, tampão de acrílico e, dependendo de como o curativo foi feito, algumas outras coisas. Ademais, o paciente terá que utilizar um colírio durante alguns dias.

Cuidados no pós-operatório cirurgia de catarata

Depois que a cirurgia de catarata pelo SUS for encerrada, o paciente deverá se sentar em algum local confortável. Normalmente, a visão retorna ao padrão normal em poucas horas e o paciente consegue retomar seus trabalhos diários em poucos dias.

É importante ressaltar que, nos primeiros dias, a pessoa operada não deve fazer atividades de risco ou que exijam alto impacto. Nesse caso, o paciente não terá como dirigir, fazer atividades físicas intensas e muito menos praticar algum esporte.

No caso específico do olho operado, o paciente não deve esfregar, coçar ou dormir em cima da região operada. Esses cuidados devem ser tomados nos primeiros dias após a operação de catarata.

Quanto custa a cirurgia de catarata?

Geralmente, os preços da cirurgia de catarata podem apresentar muitas variações, pois existem alguns fatores que influenciam demais nessa questão.

Primeiramente, é necessário avaliar em qual cidade o procedimento será feito e se a clínica escolhida é de excelência ou não. Ademais, é preciso avaliar que tipo de lente intraocular será escolhida para o procedimento. Quanto mais moderna for a lente escolhida, mais caro será o procedimento.

Muitos planos de saúde costumam cobrir os preços de uma cirurgia de catarata. Contudo, se o plano não fizer essa cobertura, o preço dessa operação ficará entre R$ 3.500 e R$ 14.000.

Contudo, como foi dito anteriormente, o paciente pode fazer uma cirurgia de catarata pelo SUS sem pagar nenhum centavo. Basta seguir as instruções que já foram citadas e aguardar a sua vez na lista de espera.

Para evitar problemas mais graves com sua visão, se você sentir algum desconforto fora do padrão em seus olhos, procure um médico o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *