Como fazer Redução de mama pelo SUS

Como fazer redução de mama pelo SUS? Confira quem pode se inscrever para realizar o procedimento de forma gratuita, quais os requisitos e demais informações importantes sobre a cirurgia.

As mastoplastias, também conhecidas como reduções de mama, são procedimentos que visam melhorar a proporção harmônica entre as mamas e o tórax. A partir dessa cirurgia, todo o corpo passa a funcionar de um modo mais harmônico.

Em boa parte dos casos, a redução de mama também é acompanhada por algum outro tipo de correção. Tudo isso para reduzir o volume das mamas e dar nova forma para elas.

Se você precisa desse tipo de procedimento e não pode pagar por ele, pode recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) para conseguir. Nesse caso, será preciso passar por uma avaliação médica e verificar o grau de necessidade em relação ao procedimento.

No entanto, se o objetivo for meramente estético, os procedimentos do SUS não serão concedidos. Para conseguir a redução de mama pelo SUS, é preciso que, de algum modo, o volume dos seios esteja prejudicando a saúde do paciente.

Leia este texto e saiba como conseguir a redução de mama pelo SUS.

Redução de mama pelo SUS gratuitamente

De acordo com o SUS, a redução de mama é vista como uma cirurgia plástica de correção e as mulheres podem fazê-la gratuitamente. Contudo, esse procedimento só será feito se a vida da paciente estiver em risco devido ao tamanho de suas mamas. Ou seja, se a finalidade do procedimento for meramente estética, o SUS não concederá esse direito à paciente.

Para fazer qualquer cirurgia plástica pelo SUS, é necessário passar por uma avaliação médica e psicológica. Nessa avaliação, será verificado o grau de urgência e necessidade da cirurgia e se a paciente possui algum problema emocional que possa atrapalhar o procedimento.

Depois disso, haverá um encaminhamento para a fila de espera do SUS. Caso sua cidade não possua uma infraestrutura que permita a realização da cirurgia, haverá um redirecionamento para a cidade mais próxima.

Infelizmente, as cirurgias do SUS podem demorar muito para acontecer. Inclusive, existem pessoas que desistem da cirurgia gratuita e resolvem, de algum modo, levantar dinheiro para fazerem uma cirurgia particular.

Como faço para conseguir redução de mama pelo SUS

Primeiramente, para obter a redução de mama pelo SUS, é necessário marcar uma consulta no posto de saúde mais próximo de sua casa. A partir daí, o médico fará a análise do seu caso e verá se você realmente se encaixa nos pré-requisitos.

Durante essa análise, o médico pode solicitar exames, questionar como os seios grandes estão afetando a sua vida e verificar o seu estado de saúde como um todo. Ademais, talvez haja um encaminhamento para outros profissionais, como ortopedistas e psicólogos. Tudo isso é para evitar que a cirurgia piore a sua situação ao invés de melhorá-la.

Caso a redução de mama pelo SUS realmente seja necessária, o médico te encaminhará para cirurgia. A partir daí, seu nome será colocado numa longa fila de espera. Infelizmente, a redução de mama pelo SUS costuma demorar demais para acontecer, o que faz algumas pessoas desistirem no meio do caminho.

Por exemplo, no Mato Grosso, houve um levantamento que informou que, o tempo médio para os procedimentos cirúrgicos do SUS é de um ano e quatro meses. Contudo, para cirurgias plásticas, o tempo costuma ser muito maior. Inclusive, existem pessoas que aguardam a redução de mama há mais de cinco anos.

Além do enorme tempo na fila de espera, é preciso lembrar que, será preciso fazer vários exames pré-operatórios. A função desses exames é comprovar se a pessoa está apta ou não para fazer a cirurgia e demonstrar qual o grau de necessidade do procedimento. Todos esses exames e consultas exigem um certo tempo de espera.

Apenas em situações de muita emergência é que a espera pode ser reduzida. Nesse caso, a paciente será incluída de forma prioritária na lista de espera.

Como foi dito anteriormente, se sua cidade não oferecer a redução de mama pelo SUS, haverá um redirecionamento para a cidade mais próxima. Em geral, a redução de mama pelo SUS é feita em hospitais públicos, hospitais-escolas ou hospitais universitários.

Quanto custa a cirurgia de redução de mama?

Em geral, os preços de uma redução de mama variam muito, pois, esse procedimento é influenciado por vários fatores. Primeiramente, é necessário saber qual é o município e a clínica onde a cirurgia será feita. Depois disso, é preciso verificar se a cirurgia será associada a algum outro procedimento, como a colocação de uma prótese de silicone.

Ademais, a extensão do local que será tratado e a qualidade da equipe médica também influenciam no preço da cirurgia e no valor da redução da mama. Por fim, o valor da cirurgia também é influenciado pelos equipamentos utilizados e até mesmo pelas diárias do hospital. Geralmente, o valor de uma redução de mama varia entre R$ 5 mil e R$ 20 mil.

Quando o plano cobre redução de mama?

O plano de saúde cobrirá a cirurgia de redução de mama sempre que o procedimento estiver ligado a saúde e não apenas a questões estéticas. Inclusive, legalmente falando, se o plano de saúde se recusar a cobrir isso, essa negativa será tratada como abuso.

Como foi dito anteriormente, a redução de mama não será coberta pelo plano de saúde se a finalidade for apenas estética. Para que uma redução de mama seja coberta por um plano de saúde, ela deve se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Problema nas costas e também dores na coluna, ombro e pescoço causados pelo excesso do peso dos seios;
  • Pele irritada devido ao caimento dos seios, comum em pacientes pós-bariátricas;
  • Queda dos ombros por conta do uso de sutiã.

Em casos assim, qualquer plano de saúde deve cobrir os custos da redução da mama. Isso vale para Unimed, Notredame Intermédica, Bradesco Saúde, SulAmérica, Allianz, Porto Seguro, entre outros.

Quanto tempo leva a cirurgia de redução mamária?

O tempo médio de cada cirurgia de redução de mama varia de uma pessoa para outra. Geralmente, nesses casos, é preciso levar em conta o tipo e o tamanho da mama. No geral, o tempo médio para essa cirurgia varia entre duas e três horas. Além disso, o período de internação antes da cirurgia é de 12 horas.

2 comments

  1. Até uma mão muito grande uma maior do que o outro da minhas costas senhor fica marcada e ficou eu fico corcunda tipo muito ruim não consigo

    1. Olá,

      Passando em uma consulta na sua UBS, eles podem encaminhá-la para um médico específico, a fim de realizar exames e cadastrar na fila de espera para a redução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *